Salve as crianças, a pureza, a inocência e a sinceridade! Salve Ibeji, Erê, São Cosme e São Damião!
CURTA O EM NEON NO FACEBOOK
Ao longo dos meses de setembro e outubro os terreiros de umbanda e candomblé abrem suas portas para receberem as crianças para o tradicional carurú, comida feita à base de quiabo e pedaços de frango. Esse ritual é feito em homenagem às divindades Ibeji e aos Erês que muitas das vezes são confundidas como sendo a mesma divindade.
Ibeji é o Orixá-Criança, em realidade, duas divindades gêmeas infantis, ligadas a todos os orixás e seres humanos. Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e nasce: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etc.

Tanto os Erês quanto Ibeji são sincretizados como São Cosme e São Damião e por isso em Salvador, onde o sincretismo é mais forte, suas festividades são realizadas no dia dos santos católicos, 27 de setembro, se tornando uma grande festa chamada de Caruru de São Cosme e Damião.
De hoje à 12 de outubro vamos festejar as crianças, a pureza, a inocência e a sinceridade porque como dizem os mais velhos “Quem come caruru não pega feitiço!”.
Fotos: Reprodução
Por: Káriláde
Káriláde - Sacerdote de Orixá, pesquisador e membro do CETRAB - Centro de Tradições Afro-brasileiras. Terça: dia da Vitória na cultura Iorubá.