O cineasta francês Paul Verhoeven alega que seu filme foi rejeitado pelo Festival de Cinema por homofobia. Diz ainda que seu filme tinha o poder de "deixar os jovens longe do terrorismo, do suicídio, da delinquência e da homofobia”.
CURTA O EM NEON NO FACEBOOK
Alguns sites ao redor mundo (incluindo no Brasil) fizeram uma confusão com o nome do diretor francês "Paul Verhoeven", homônimo do diretor holandês dos filmes "Instinto Selvagem" e "Robocop". Embora digam que não há relação entre eles, há quem afirme que os dois sejam primos.
O filme do francês, "Teenagers", ganhou prêmios em vários festivais menores ao redor do mundo, mas foi rejeitado para o Festival de Cannes de 2009.
Verhoeven, 73, pediu explicações à direção do festival. Mas em vez disso, ele recebeu por engano, uma troca de e-mails entre os organizadores, referindo-se a seu trabalho, como "eticamente questionável" e "muito duvidoso". Após procurar por uma explicação, em vão, ele apresentou uma queixa por "discriminação homofóbica", e vem lutando, desde então, para que o festival se retrate.
Vale lembrar duas coisas:
1. Que a cena mais explícita do filme, segundo o cineasta, é um beijo entre dois rapazes no início da adolescência. Mas quem viu o filme acha inapropriada uma cena de nudez frontal de um adolescente, a qual está circulando pela web.
2. E que esta é a primeira vez que uma ação é movida contra o Festival de Cannes.
Segundo o "The Telegraph", Verhoeven quer que o tribunal ordene Cannes a incluir seu filme em sua seleção oficial deste ano. Como alternativa, ele quer que o festival pagar os custos da exibição do filme em outros cinemas. A decisão sairá no início do próximo mês.
Por parte do lado do Festival, uma fonte disse que o processo é "absurdo" e que as acusações de homofobia são ridículas. Acrescentou que o Festival rejeita milhares de filmes a cada ano e o trabalho de Verhoeven teria sido apenas um deles. E afirmou que Cannes nunca se esquivou de material sexualmente explícito ou filmes com temática homossexual.
Confira o trailer do filme "Teenagers"
Fotos: Reprodução
A Redação