Novas
Buscando...

Curiosidades: Piscina onde se pode respirar embaixo d'água



Todos sabem que os peixes não respiram fora d'água, assim como os homens não respiram dentro dela. Então como explicar pessoas andando embaixo d'água, sem uso de tubos de oxigênio ou qualquer outro acessório?

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Fácil de explicar, trata-se de uma instalação do artista contemporâneo argentino, Leandro Erlich, intitulada "Swimming Pool" ("Piscina"), que esteve no MoMA PS1, Museu de Arte Contemporânea em Nova Iorque e no Museu de Arte Contemporânea do Século XXI, em Kanazawa, no Japão. Erlich construiu piscinas de tamanho natural, com todos os seus adornos, incluindo deck e escada.

Ao se aproximarem da piscina, os visitantes deparam-se com uma cena surreal: pessoas, totalmente vestidas, de pé, sentada, andando e o melhor, respirando sob as águas. Ilusão de ótica? Quase isso. Erlich criou uma réplica exata de uma piscina com uma lâmina de acrílico transparente no topo, coberta por alguns centímetros de água.


Só quando os visitantes entravam na galeria do porão, que eles entendiam que a piscina estava vazia e que a construção fazia o truque visual formado pelo artista.


Então, os visitantes podiam viver dois momentos mágicos na instalação: Observarem pessoas respirando e andando debaixo d'água e ainda entrar no fundo da piscina, olhar para cima, como se realmente estivessem submersos.

Confira mais de uma das piscinas no vídeo abaixo:


A Redação
Compartilhe no Google Plus

About Code Art Design

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.